terça-feira, 22 de novembro de 2011

Tourada em Madri.

A muitos anos atrás, quando eu era ainda menina, guardava comigo uma foto de um toureiro na arena dibrando as investidas de um touro, e dizia ao meu avô que um dia iria ver uma tourada, ele não me levava muito a sério, e eu nem sabia oque estava falando, nem onde isso acontecia, ouvia dizer algo assim pois, tendo linhagem na família de europeus se ouvia de tudo.

Os anos passaram e a foto se perdera no tempo, nunca mais me lembrei  dela, mais sempre admirava os toureiros das historias. Um dia destes me vi sentada em meio a um jardim com nome de princesa em Madri,onde ia caminha alguns dias da semana para me exercitar um pouco no frio.Sentada ali embaixo de uma florida arvore, num sol frio de começo de outono, olhava as criancinhas brincarem nos brinquedos de madeira onde os pais e avós cuidadosamente os olhava.

Qual não foi meu espanto quando sentou -se ao meu lado no banco, um homem meio jovem, depois de alguns minutos comentou sobre a tarde bonita, as crianças cheia de vida a correr, eu só concordei com ele,em seguida me disse.-Desculpa mais você não gostaria de ir a uma tourada comigo, aqui na praça de touros?,onde estávamos bem perto.Eu fiquei sem jeito,pois não o conhecia e não sabia oque responder, fui surpreendida com o convite, olhando em seu rosto os olhos verdes e bondosos, respondi que não, que tinha visitas em casa e teria que voltar em breve, ele sorriu e disse, percebendo meu embaraço.-Não  fique preocupada, gostaria muito que viesse comigo, mesmo, tirando do bolso duas entradas disse, aqui estão as entradas que ganhei de um amigo muito querido que trabalha na Plaza dl.. Touro e eu não gostaria de ir sozinho, e não tenho com quem ir,sorrindo completou prometo que te levo pra casa sã e salva.

Eu pensei um pouco e disse comigo mesmo, estou com medo de que?, por ser ele estranho? ou por estar em um pais estranho? E respondi  vamos então. Ele todo cavalheiro me cortejou a nossa saída e fomos conversando muito, ele falava de todas coisas bonitas de Madri, que havia nascido e vivido sempre ali que no momento vivia em Sevilha, e que estava de visita  aos amigos.Num momento pediu para que deixa tirar uma foto na entrada, foi quando dei  conta que naquele dia eu tinha levado a maquina fotográfica, para fotografar algum inesperado flagrante da vida, pois não era de costume..

Ele disse vamos entrar rapidinho que já esta na hora de começar, hoje é um dia especial o presidente da associação de touradas de Espanha esta presente com sua esposa e comitiva.

Chegamos  em nosso lugar, sentamos no centro das arquibancadas perto da saída da escadaria, um imenso publico hilariante,lotava o recinto, muitos gritos afoitos, eu disse ao rapaz  ,ainda não fomos apresentados,como se chama? Angeles disse ele, e você ? eu respondi Margarida, ele a sim, margarita, muito prazer.

A tourada começara , um touro enorme adentra a arena correndo enfurecido e amedrontado, corria de um lado para o ouro, parecia estar com medo do publico que gritavam em fúria, era para mim assustador. De repente o touro se joga em cima do publico lá em baixo, mais em nossa direção, eu fiquei muito assustada, apesar de estar longe, Angeles me explicava cada momento da tourada o porque de tudo. Foi uma tarde sangrenta, um toureiro se feriu seriamente,e doze touros foram mortos em publico.

Eu fiquei impactada com tanto sofrimento daqueles animais, foi cenas que nunca esperava ver, em meio aquele mar de gente que gritava olé, a cada espada enfiada no dorso do animal e sangue jorrando pelo corpo todo, ate uma espada acertar o pulmão e o pobrezinho jorrar todo seu sangue pelas ventas, nisto o toureiro desce do seu cavalo e toca a cabeça do touro com a mão,e fala com ele  até ele desistir da vida , ai sai com pose de herói entre rosas vermelhas e chapéus, e o povo delira com gritos de olé e abanam lenços brancos numa sincronia branca,sem falar que comem sementes de gira-sol o tempo todo, parecendo papagaios.

Fiquei sabendo tudo sobre tourada,de touros e toureiros e fiquei muito triste de tudo que vi, Angeles também não parecia feliz .Saímos e fora, ali tem um monumento de um toureiro famoso que morrera na arena, ha algum tempo, onde uma  placa em bronze  diz- Quando morre um toureiro nasce um anjo. Fiquei por um instante a olhar  e disse a meu amigo  que não concordava com aquelas frase, que seria o contrario quando morre um touro, nasce um covarde, ele rindo concordou comigo.

Fomos para casa conversando, ele entrou em um jardim e me deu uma flor, e disse obrigada por passar estar horas comigo, posso dizer que foi um dos melhores momento  que já tive, eu fiquei encantada com sei jeitinho bondoso e simples de  cavalheiro.Depois um inseto  entra no meu  olho,ele preocupado com um lenço branco,que nem se atreveu a tirar do bolso na hora do olé, retirou -o com jeitinho e disse pronto sarou e rimos muito de muitas coisas que falava, parecíamos crianças nas ruas madrilena.Chegamos em frente minha casa ele disse –Moro ali subindo a sua rua, vamos nos ver amanhã, novamente virei aqui a tarde  eu não tenho telefone,  mais virei, eu concorde,ele foi abanando a mão em sinal de adeus, e  nunca mais nos vimos.Ficaram as lembranças,  as fotos e vídeos que fiz, acho que foi um daqueles anjos que ficam encarregados de fazer cumprir estes sonhos de crianças que jogamos com pureza para o universo.E mais uma grande experiência em minha vida, que não quero repetir.

Quando eu jogar um sonho para o universo vou cuidar para que seja muito bom, porque os anjos existem .

Nenhum comentário:

Postar um comentário